Sushi Yoshi

A saudável comida japonesa

 

Que tal unir o prazer de comer com a certeza de estar cuidando da saúde?

Pois é exatamente isso que você faz quando opta pela comida japonesa. Tanto que seus mais fiéis seguidores, no Continente Asiático, ultrapassam fácil fácil, a casa dos 80 anos e não são raros os que comemoram os 100.

Alias, com exceção dos lutadores de sumô - aqueles atletas pesados que usam uma espécie de fralda na arena -, a maioria dos japoneses mantém a silhueta esbelta.

"A harmonia entre os ingredientes é o segredo da longevidade", revela a nutricionista do Hospital Estadual de Okinawa, Toshiko Miyague. Ela diz que, no Japão, o hábito é consumir proteínas, fibras e carboidratos logo no café da manhã, com a ingestão de arroz, verduras e missoshiru
(sopa de missô). Por isso, vale a pena investir nesse tipo de alimento.

___________________________________________________________________________

 

Alimentos: eles curam?

Você acredita no poder de cura por meio dos alimentos?
Com certeza, você já deve ter ouvido de parentes ou conhecidos sobre produtos que servem para curar algum problema no organismo. Mas será que funcionam?

Cientistas do mundo estão comprovando que certas doenças, como as do coração, osteoporose e até o câncer, podem ser evitadas com uma alimentação saudável e balanceada.

A culinária japonesa é muito conhecida pelos seus pratos, que contêm, na maioria das vezes, vegetais e alimentos naturais.
Vários estudos já comprovaram que os japoneses têm uma qualidade de vida muito melhor comparada a outras sociedades, influenciados por uma alimentação saudável.

Para o médico e mestre em medicina da Universidade Federal de São Paulo Mauro Perini, o alimento é um complemento importante para a saúde, no entanto, não é suficiente para se curar uma enfermidade. “Uma boa alimentação serve de prevenção a algumas doenças. Mas o alimento sozinho não é suficiente,” argumenta o doutor. “Por exemplo, o cogumelo do sol é conhecido por curar o câncer, mas se o paciente ingerir somente este produto pensando em sua cura, não vai atingir bons resultados. Para se ter uma boa saúde, é necessário a associação de bons alimentos com uma vida saudável e acompanhamento de um especialista,” completa.

 


Saiba sobre as propriedades de alguns alimentos muito consumidos na culinária japonesa e o que eles podem fazer para melhorar a saúde:

• MOYASHI
(Broto de Feijão)
Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
25 KCAL, 1 PIRES.


• FEIJÃO AZUKI
É a fonte de f´sforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Além do efeito calmante, suas proteínas tornam os vasos sanguíneos mais flexíveis e isso previne problemas vasculares.
116 KCAL, 100 g.


• SASHIMI (Peixe cru)
Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.
118 KCAL, 1 posta média de salmão.


• KONBU (Alga marinha seca)
Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro emagnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prosão de ventre.
20 KCAL, cada 20g.


• ARROZ BRANCO
Alimento fundamental na cozinha japonesa, possui ferro, tiamina e nianicina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais (os que não podem ser sintetizados pelo corpo, mas são indispensáveis para o seu bom funcionamento). Também combate a azia.
34 KCAL, a colher de sopa.


• SHOGA (Gengibre)
Gingerol e shogaol são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.
15 KCAL, cada 50g.


• CHÁ VERDE
Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame.
Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui ação bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas. Ajuda a manter a saúde dos dentes e a prevenir cáries, pois contém flúor.
0 KCAL.


• WASABI (Raiz Forte)
Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a ação das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.
0 KCAL.


• MISSO SHIRO (Sopa de Soja)
Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom fuincionamento do intestino e do cérebro.
96 KCAL, 300ml.


• TOFU (Queijo de Soja)
É a fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Também ajuda a diminuir os riscos de problemas cardíacos.
60 KCAL, uma fatia de 30g.


• SUSHI
Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.
102 KCAL, 40g.


• SHIITAKE
Esse cogumelo estimula a produção das células de defesa do organismo. Sua eficácia é levada tão a sério que os médicos japoneses o receitam para os pacientes de quimioteerapia.
2 KCAL, a colher de sopa.

• Óleo de peixe, sardinha, cavalinho, salmão, atum
São ricos em ácido graxo ômega 3. Aumenta o colesterol bom, diminui os triglicerídeos, a probabilidade de derrames e também a pressão arterial.

• WAKAMÊ (Algas)
Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.
Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.

• Umeboshi, tsukemono, shoyu, missô, molhos prontos, alimentos embutidos, enlatados, industrializados
Contêm elevadas quantidades de sal e, por isso, não devem ser consumidos com exagero.



Fonte: Dieta Já!
Fonte: Dra. Érica Watanabe

 

Indique este site

Restaurante Sushi Yoshi
Rua Padre Luiz Marques Teixeira, 155
Boa Viagem Recife - PE
Fones: 3462 2748 / 3342 3705